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» Seg. 29 de Mai. de 2017


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Veja o PROGRAMA COMPLETO no pdf

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19, 26 e 27 de amio de 2017


 


XII MOSTRA DE TEATRO ESCOLAR DE COIMBRA - 2016




Oficina Municipal de Teatro

9 a 12 de maio de 2017
(Veja o Programa completo no pdf)

PODE ASSISTIR AOS ESPECTCULO/ LEVAR OS SEUS ALUNOS inscrevendo-se atravs do email nova-agora@cfagora.pt ou do telefone 239802317

(entrada gratuita)



ESPECTCULOS s 9H30, 11H00 e 14h30


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 

 
APD06-1 - Oficina de Formao de Professores em Empreendedorismo

Nº ACREDITAÇÃO: 88259/16

Formadores
 



 
Local de Realização
  Escola Secundria D. Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:25
 
Calendarização
  14 de Novembro
09 de Janeiro
30 de Janeiro
13 de Fevereiro
6 de maro
20 de Maro
24 de abril
15 de Maio

Das 18:00 s 21:00 horas
 
Modalidade
  Oficina de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores do 3. CEB e do ensino secundrio e profissional
 
Objetivos
  Sensibilizar os formandos para a importncia, pertinncia e utilidade do empreendedorismo no mundo atual;
Familiarizar os formandos com o modelo de formao utilizado, learning by doing;
Promover atividades que permitam desenvolver e descobrir o esprito empreendedor;
Distinguir, de modo fundamentado, os diferentes mtodos e estratgias utilizados;
Permitir a utilizao de novas competncias pedaggicas a utilizar na elaborao de programas e planificao de aulas;
Utilizar adequadamente, atravs de simulao, os dispositivos metodolgicos;
Implementar estratgias para ajustar e alcanar objetivos empreendedores;
Desenvolver, nos formandos, capacidade de facilitadores em empreendedorismo.
Implementar junto dos seus alunos atividades e dinmicas formativas associadas temtica do empreendedorismo.
 
Conteúdos
  SESSES DE TRABALHO PRESENCIAL (25 HORAS)

Bloco I - Introduo temtica do empreendedorismo e suas implicaes. (6 horas)
Atividades de descoberta do grupo para a criao um ambiente de confiana e partilha entre os formandos e autoavaliao acerca das suas caractersticas empreendedoras.
Atividades anatomia do empreendedor - o perfil e caractersticas de um empreendedor.
Sensibilizao para a importncia do empreendedorismo no sculo XXI. A compreenso do papel dos empreendedores na sociedade,

Bloco 2 - A criatividade e inovao no processo empreendedor. (7 horas)
Atividades de gerao de ideias (Processo Walt Disney e o brainstorming).
Preparao da atividade empreendedor por 1 dia.

Bloco 3 - A educao em empreendedorismo (ponto de situao e oportunidades) (7 horas)
Atividade almoo com empreendedores
Introduo ao modelo de ensino do empreendedorismo - Modelo de ensino da CGI - atividades para a compreenso do modelo e suas diferentes fases.

Bloco 4 - O empreendedorismo em sala de aula (5 horas)
Construo de atividades de Empreendedorismo utilizando o modelo de ensino/aprendizagem da CGI.
Anlise da realidade nacional e internacional do ensino do empreendedorismo e compreendero as enormes oportunidades de inclurem estas temticas nos seus planos de atividades.
Debate com os formandos acerca do desenvolvimento do curso e avaliao da formao

SESSES DE TRABALHO AUTNOMO (25 HORAS)

Bloco 5 - Da teoria prtica (25 horas)
Neste bloco pretende-se que os docentes depois da sua formao em contexto convencional sejam capazes de aplicar junto dos seus alunos atividades sobre esta temtica. Neste processo, que decorrer ao longo do ano letivo, os professores sero acompanhados pelos respetivos formadores que iro monitorizar o processo de formao. Pressupe-se que, nesta oficina, os docentes consigam preparar e formar os seus alunos sobre a necessidade e pertinncia de se ser empreendedor no futuro. Este bloco pretende que os docentes mobilizem os contedos que foram aprendidos ao longo das sesses tericas. No final deste bloco a Oficina de Formao terminar com um concurso de ideias para os alunos
Cada Docente ter que dinamizar 10 sesses de empreendedorismo com os seus alunos. Cada sesso ter a durao de 90 minutos. Nestas sesses os professores tero acesso a materiais pedaggicos de apoio. Nestas sesses os professores tm como objetivo central desmistificar a temtica do empreendedorismo e procurar incutir nos alunos o esprito empreendedor. Estas sesses sero dinamizadas de acordo com o edital do ME- DGIDC para o empreendedorismo.
Posteriormente, cada grupo turma (com o professor) ter que dinamizar um momento final do projeto. Este momento pretende ser demonstrativo das aprendizagens efetuadas. De modo exemplificativo e demonstrativo podero ser realizadas mostras de trabalhos, feiras de mini - empreendedores, concursos de ideias, entre outros eventos que possam vir a ser entendidos pelos docentes como pertinentes.
 
Metodologia
  SESSES DE TRABALHO PRESENCIAL (25 HORAS)

As sesses sero essencialmente terico-prticas e prticas. Sero utilizados os mtodos expositivo, interrogativo e ativo, recorrendo s seguintes metodologias: Dinmica de Grupo; Debate; Exposio Oral; Trabalho colaborativo; Trabalho Individual; Tentativa e Descoberta; Interao; Trabalho de Campo; Anlise de dados.
Neste primeiro momento os professores sero colocados perante um conjunto de situaes e realidades que pretendem sensibiliz-los para a importncia do empreendedorismo nos dias de hoje. Tero um contacto mais profundo acerca do empreendedorismo sua origem e evoluo (conceitos e prticas).
Os professores tero tambm oportunidade de compreender a importncia da temtica para a escola enquanto organizao. Os professores iro ser confrontados com um conjunto de informao que os ir ajudar a perceber a importncia de desde muito cedo comear a fazer nesta temtica aos alunos.

SESSES DE TRABALHO AUTNOMO (25 HORAS)

Este momento da formao ir acontecer em contexto real (atividades letivas com os alunos). Esta fase eminentemente prtica e de aplicao dos contedos e ferramentas aprendidas nas sesses presenciais consistir na exposio da temtica a 1 turma pr-selecionada pelo professor.
O professor desenvolver um conjunto de sesses sobre empreendedorismo em que se pretende que os alunos consigam compreender o conceito e a temtica e desenvolver pequenas atividades empreendedoras em que iro testar as suas capacidades. Nesta segunda fase, o professor ser acompanhado, em alguns momentos, pelos formadores, sendo este um aspeto essencial da oficina.

O professor ser tambm o dinamizador de um momento final de demonstrao de aprendizagens, que resultar numa mostra de atividades e trabalhos desenvolvidos.
 
Creditação
  2 crditos
 
Observações
  Ao de Formao em parceria com a CIM da regio de Coimbra, os CFAE abrangidos e a GesEntrepeneur

PERODO DE INSCRIO: at 24 de outubro de 2016 (prolongado at 9 de novembro)

PRIORIDADES DE SELEO: 1. Professores do 3. CEB e do ensino secundrio e profissional dos concelhos definidos - Condeixa-a-Nova (3 vagas), Lous (3), Miranda do Corvo (3), Penela (2) e Soure (2);
2. Outros docentes de escolas associadas e entidades protocoladas do Nova gora - CFAE, por ordem de inscrio;
3. Outros docentes, por ordem de inscrio.

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 20
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Os formandos sero sujeitos a uma avaliao contnua por observao e formulao de perguntas e ainda a realizao de um relatrio final.

Os critrios a utilizar so:
Domnio dos assuntos (aplica os conhecimentos)
Progresso
Participao
Responsabilidade
Relaes interpessoais
Generalizao dos saberes (transfere ou generaliza os saberes adquiridos a novas situaes)
Empenho
Organizao
Autonomia
Iniciativa

Estes critrios incidiro nos seguintes parmetros:

PARTICIPAO no Trabalho Presencial 50%
Interesse e empenho (20 %)
Participao ativa e domnio dos contedos (30%)

TRABALHO DESENVOLVIDO JUNTO DOS ALUNOS 50%
Dinamizao das sesses de empreendedorismo junto dos alunos (35%).
Envolvimento e empenho no apoio ao momento final do projeto (15%)
 
Avançar