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» Ter. 21 de Nov. de 2017


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Ação de Formação
 

Curso de Formao - PERCURSO(S) NAS CINCIAS DA EDUCAO: 1. CICLO DE CONFERNCIAS




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palcio Sacadura Botte - Coimbra

Incio a 18 de novembro de 2017


 


AO DE CURTA DURAO - A aprendizagem das clulas: biologia reprodutiva e clulas estaminais




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI at s 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurocincias e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h s 20h


 


Ao de curta durao - MANUEL ANTNIO PINA Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
APD08-1 - Explorao e construo de situaes de aprendizagem com TIC... - programao Scratch

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 
Raquel Costa (Softcincias)


 
Local de Realização
  Escola Secundria D. Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  CALENDRIO PREVISTO:
(segunda-feira, das 17h00 s 20h00)
janeiro - 23 e 30
fevereiro - 6 e 13
marco - 6
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: docentes do 1. CEB e do 5. ano
 
Objetivos
  No final do curso os formandos devero:

- Conhecer a ferramenta Scratch princpios gerais de funcionamento
- Dominar a utilizao da ferramenta Scratch enquanto ambiente de programao para desenvolver projetos com animao de sprites, com sons e com recurso a variveis.
- Utilizar adequadamente os comandos e as estruturas de controlo da linguagem Scratch
Reconhecer o potencial educativo do Scratch
- Conceber situaes de aprendizagem de natureza transversal para a sua rea curricular em conexo com outras reas.
 
Conteúdos
  1. Contextualizao e explorao da ferramenta Scratch

1.1 Breve histria do Scratch (do MIT para Portugal). O projeto EduScratch e os recursos de apoio disponveis online.
1.2 Apresentao e debate a partir de bons exemplos de projetos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar e contextos educativos que os enquadraram.
1.3 Comandos da linguagem de programao Scratch: funo e combinao na produo de blocos de programao (scripts) Movimento, Aparncia, Som, Caneta, Variveis, Controlo, Operaes, Sensores.
1.4 Outros elementos da ferramenta Scratch e sua utilizao Ciclos, Informao do Sprite, Editor de desenho.
1.5 Incio do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos prprios alunos em contexto de sala de aula.

2. O Scratch como ferramenta transversal ao currculo

2. 1 Potencialidades do Scratch nos processos de ensino/aprendizagem e estratgias de utilizao educativa desta ferramenta em diferentes reas curriculares, numa perspectiva transversal.

2.1.1 Desenvolvimento de competncias transversais nos alunos, com recurso explorao da ferramenta Scratch no contexto do Projeto Curricular de Turma.
2.1.2 Modelos de planificao/avaliao de situaes de aprendizagem mais adequados (atividades com o Scratch em interao com outras ferramentas e com outras disciplinas).

2.2 Continuao do desenvolvimento de projetos Scratch que possam ser usados como Recursos Educativos Digitais (RED) e, posteriormente, desenvolvidos pelos prprios alunos em contexto de sala de aula.

3 Cenrios de aprendizagem, reflexo e partilha
3.1 Conceo de cenrios de aprendizagem em diferentes contextos curriculares que promovem a articulao de contedos e a transversalidade das competncias a desenvolver pelos alunos.
3.2 Partilha de reflexes e projetos desenvolvidos.
 
Metodologia
  As atividades a realizar no curso decorrem em sesses presenciais terico/prticas, e o seu desenvolvimento promover a ligao entre os contedos da ao e a experincia prvia e contextos de aplicao dos formandos.
Sero apresentados bons exemplos de projectos Scratch desenvolvidos em ambiente escolar para promover o debate sobre as potencialidades educativas do Scratch.
Os contedos trabalhados devero servir a prtica pedaggica e motivar os formandos para a sua efetiva utilizao em contexto de sala de aula.
Dever privilegiar-se um ambiente de trabalho conducente partilha e troca de experincias entre os formandos, incentivando o trabalho colaborativo e promovendo/facilitando processos de auto e heteroformao, por exemplo atravs da disponibilizao de recursos (ou ligaes para estes http://eduscratch.dge.mec.pt/ ) a que os formandos podero aceder de modo autnomo em qualquer momento (durante e aps a formao)
Os formadores devem assumir essencialmente o papel de facilitadores da reflexo permanente e sistemtica dos participantes sobre as suas prticas, que leve promoo de aprendizagem e de competncias para a aplicar no contexto das diferentes disciplinas com a criao de cenrios/situaes de aprendizagem dos alunos.
 
Creditação
  0,6 crditos
 
Observações
  Em parceria com o Centro de Competncia Softcincias.

PERODO DE INSCRIO: 3 a 19 de janeiro de 2017

PRIORIDADES DE SELEO: 1. Docentes do 1. CEB e do 5. ano do Agrupamento de Escolas da Lous; 2. Docentes do 1. CEB e do 5. ano de escolas associadas do Nova gora - CFAE, por ordem de inscrio; 3. Outros docentes do 1. CEB e do 5. ano, por ordem de inscrio.

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 15
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  A avaliao da atividade desenvolvida neste curso por cada formando realizada de modo continuado pelo formador tendo como referncia os objetivos do curso.

Devem ser tomados em considerao os seguintes aspetos:
- a obrigatoriedade de frequncia de 2/3 das horas presenciais
- os trabalhos prticos e reflexes produzidos pelos formandos a partir das e nas sesses presenciais, de acordo com os critrios previamente estabelecidos (classificados na escala de 1 a 10, com a meno qualitativa de:
1 a 4,9 valores - Insuficiente
5 a 6,4 valores - Regular
6,5 a 7,9 valores - Bom
8 a 8,9 valores Muito Bom
9 a 10 valores Excelente

Os formandos devero apresentar os seguintes trabalhos:
- pelo menos dois projetos Scratch (RED) por si concebidos e desenvolvidos (trabalho individual)
- conceo de um cenrio/ situao de aprendizagem de utilizao do Scratch no contexto de qualquer rea curricular (trabalho individual ou em grupo).
 
Avançar