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» Sex. 28 de Jul. de 2017


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Ver os formadores e o programa em cada Ao no pdf em baixo

Coimbra

5, 6, 7 e 8 de julho de 2017


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






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Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

APD12-1 - Simetrias: da presena na arte para a formao de professores do 1 Ciclo do Ensino Bsico

Nº ACREDITAÇÃO: 89610/17

Formadores
 
(com Maria da Piedade Vaz Rebelo)


 
Local de Realização
  Escola Secundria D. Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:20
 
Calendarização
  10 fev, 17 fev, 3 e 17 mar, 31 mar, 21 abril

26 maio (ALTERADO PARA 8 de junho, das 17h45 s 20h15)

09 junho
 
Modalidade
  Oficina de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Professores do 1 ciclo
 
Objetivos
  Enquanto cincia e disciplina escolar, a Matemtica uma das mais antigas, o que, a par do carcter fundamental e estruturante que reveste, justifica a posio de destaque que sempre tem assumido no currculo. Geometria, em particular, possui notria beleza e presena cotidiana, podendo seus conceitos serem percebidos atravs de simples observao do mundo que nos rodeia. O mesmo acontece com Simetrias, a parte da Geometria incidindo nas Transformaes Geomtricas e tambm presente em inmeras manifestaes, da natureza arte. Porm, o ensino e a aprendizagem da Matemtica, e em particular da Geometria e de Simetrias, continuam a constituir-se como um desafio, tendo em conta as dificuldades evidenciadas pelos alunos na realizao de atividades com conceitos geomtricos ou o evitamento dos professores em ensinar este tema. Percebe-se, tambm, nos programas de Matemtica dos anos elementares, de vrios pases, uma oscilao da importncia atribuda ao seu estudo.
A transversalidade e contextualizao tm emergido como estratgias educativas alternativas, particularmente, em relao s Simetrias, hipotizando-se, por exemplo, que a sua aprendizagem possa ser vantajosamente promovida atravs da arte. No entanto, apesar da diversidade de recursos artsticos que podem ser usados para o efeito, ainda rara a sua utilizao em contexto educativo, justificando o interesse de, com os professores e atravs da sua formao, potenciar essa abordagem.
Esta formao contnua visa planificar, implementar e avaliar, com base numa investigao-ao participativa, estratgias de ensino e aprendizagem de Simetrias atravs da arte para o 1 Ciclo da Educao Bsica (CEB). Envolver uma discusso sobre a literatura acerca do problema e da possibilidade desta via de ensino e aprendizagem, anlise de normativos legais sobre o tema em estudo e recolha de dados sobre a satisfao e percepo de aprendizagem profissional dos professores. Sendo os professores o cerne das mudanas de prticas pedaggicas, qualquer reforma curricular ou proposta metodolgica tem necessariamente de passar por eles, assumindo as questes relacionadas com a sua formao um papel estratgico fundamental, o que refora a importncia da formao contnua como via crucial de melhoria e de qualidade das aprendizagens. Isto posto, nesta Oficina de Formao ser desenvolvido um conjunto de atividades almejando alcanar um impacto relevante no ensino e na aprendizagem que, embora de forma pontual acerca dos conceitos de Simetria do 1 CEB, possa contribuir para ampliao para outros conceitos, preenchendo, assim, as lacunas na formao de professores que entendam a importncia e necessidade de um ensino contextualizado e mais significativo.
Por outro lado, importa salientar que a proposta da modalidade de Oficina para esta Ao parece-nos absolutamente necessria dada a sua novidade relativamente prtica docente mais habitual. Ao ter em vista levar os professores, alunos e alunas ao conhecimento matemtico de simetrias valendo-se da arte como elemento interdisciplinador, consideramos indispensvel acompanhar as atividades de aplicao e experimentao em contexto de sala de aula de uma reflexo que, nas sesses presenciais, junte formador e formandos na preparao e anlise critica retroativa dessas atividades. Neste contexto, o projeto de formao integra-se tambm no plano de formao contnua do grupo de docncia do 1. Ciclo do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste.

Com esta Ao de Formao na modalidade de Oficina de Formao, pretende-se produzir os seguintes efeitos:
Identificar planificaes, prticas de ensino e recursos metodolgicos j utilizados pelos professores para o ensino dos conceitos de simetria;
Debater a problemtica ainda permanente no ensino a na aprendizagem da Matemtica, principalmente da Geometria e das Simetrias.
Discutir a possibilidade e rentabilidade do ensino de Simetrias atravs da arte.
Criar de forma colaborativa um Banco de Atividades que promova o ensino dos conceitos de simetria atravs da arte.
Desenvolver o ensino dos conceitos de simetria atravs da arte nas prticas pedaggicas.
Descrever e analisar prticas docentes de implementao das atividades e recursos criados.
Fomentar prticas docentes que permitam aos alunos e alunas desenvolver o esprito de observao e de percepo de regularidades, e exprimir livremente a sua criatividade.
 
Conteúdos
  TRABALHO PRESENCIAL:
Apresentaes e debate diagnstico:
- prticas de ensino e recursos metodolgicos j utilizados pelos formandos para o ensino dos conceitos de simetria do 1 CEB;
- ensino e aprendizagem da Matemtica, da Geometria e Simetria e a importncia do ensino atravs da arte (referncias tericas de Lev-Zamir & Leikin, 2011, Rossi & Bisognin, 2009, NCTM, 2008, Fainguelernt & Nunes, 2006, Stylianou & Grzegorczyk, 2005, Antoniazzi, 2005, Deasy, 2002);
- os conceitos de simetria nos programa, metas e manuais no 1. CEB (Reflexo, Rotao, Translao e Reflexo Deslizante).

TRABALHO AUTNOMO:
Recolha de motivos artsticos/culturais (como imagens, vdeos, desenhos, sites...) para o ensino dos conceitos de simetria do 1 CEB atravs da arte (na arquitetura, na cestaria, na calcetaria, na azulejaria, em mosaicos em geral, nos lambrequins, em tecidos africanos, desenhos na areia etc.)

TRABALHO PRESENCIAL:
Apresentao dos motivos artsticos/culturais recolhidos em trabalho autnomo
Incio da criao do Banco de Atividades

TRABALHO AUTNOMO:
Elaborao de atividades com os conceitos de simetria inerentes ao 1 CEB.

TRABALHO PRESENCIAL:
Apresentao, resoluo e seleo para aplicao em contexto das atividades elaboradas em trabalho autnomo
Continuao da criao do Banco de Atividades

TRABALHO AUTNOMO:
Planeamento individual das atividades para aplicao em contexto

TRABALHO PRESENCIAL:
Concluso colaborativa dos planeamentos das atividades para aplicao em contexto

TRABALHO AUTNOMO:
Implementao das atividades selecionadas em contexto de sala de aula

TRABALHO PRESENCIAL:
Apresentaes e discusso dos resultados da implementao em contexto de sala de aula

TRABALHO AUTNOMO:
Elaborao dos relatrios finais
 
Metodologia
  TRABALHO PRESENCIAL (20 horas divididos em 8 sesses de 2,5 horas):
P.01: Momento inicial dedicado a apresentaes do formador e formandos, esplanao dos objetivos e faseamento da Oficina e debate inicial com o objetivo de conhecer planificaes, prticas de ensino e recursos metodolgicos j utilizados pelos formandos para o ensino dos conceitos de simetria do 1 CEB.
P.02: Discusso sobre ensino e aprendizagem da Matemtica, da Geometria e Simetria e a importncia do ensino atravs da arte.
P.03: Sero apreciados, conjuntamente, PMEB de 2007 e de 2013, as Metas Curriculares de Matemtica de 2013 e os manuais utilizados na escola enre outros com o objetivo de perceber como os conceitos de simetria so abordados, tanto na teoria quanto nos exerccios propostos.
P.04: Formador e formandos discutiro matematicamente os conceitos de simetria inerentes ao 1 CEB de modo a unificar a abordagem das definies dos mesmos durante a Oficina.
P.05: Formador e formandos apresentaro estes recursos atravs de impressos ou slides.
P.06: Dar-se- incio criao do Banco de Atividades que promova o ensino e a aprendizagem dos conceitos de simetria atravs da arte. As atividades sero idealizadas individualmente ou em conjunto, porm somente pertencer ao Banco de Atividades aps discusso colaborativa visando o aprimoramento das mesmas.
P.07: Sero apresentadas as atividades individualmente elaboradas pelos formandos
P.08: Colaborativamente, formador e formandos debatero sobre as atividades apresentadas e as mesmas sero aprimoradas para comporem o Banco de Atividades.
P.09: Formador e formandos resolvero todas as atividades de forma a conhec-las mais aprofundadamente, reconhecer seus recursos e alcances pedaggicos.
P.10: Cada formando selecionar um conjunto de atividades a serem implementadas em suas turmas, consoante os objetivos de contemplar todos os conceitos de simetria inerentes ao ano de escolaridade da turma, bem como as particularidades de cada uma, segundo a interpretao do prprio formando.
P.11: Presencialmente, formador e formandos concluiro, de forma colaborativa, seus planeamentos.
P.12: Os planeamentos concludos sero apresentados todos e poder haver necessidade de realizao de pequenos ajustes.
P.13: Sero procedidas as apresentaes dos resultados das implementaes das atividades por parte dos formandos.
P.14: Haver uma discusso conjunta e sero realizados os apontamentos pertinentes por parte de todo o grupo, formador e formandos, gerando argumentos para os formadores elaborarem seus Relatrios Finais. Estes relatrios sero o instrumento de avaliao da Oficina.
P.15: ltimo encontro presencial entre formador e formandos e tem por objetivo avaliar os procedimentos utilizados na Oficina, os recursos criados e os reais impactos no ensino e na aprendizagem obtidos na implementaes nas atividades.
P.16: Discusso coletiva sobre os Relatrios Finais apresentados pelos formandos.

TRABALHO AUTNOMO (20 horas divididos em 5 sesses sequenciais de 2,5 horas, 3 horas, 4 horas, 6 horas e 5 horas):
A.01: Os formandos devero coletar recursos artsticos/culturais, caso j tenham utilizado, viveis ao ensino dos conceitos de simetria do 1 CEB atravs da arte, alm de coletar possveis recursos para este fim que so encontrados no dia-a-dia. Isso poder ser realizado atravs de fotografias ou busca na web.
A.02: Individualmente, os formandos daro incio s elaboraes das atividades de forma a contemplar todos os conceitos de simetria inerentes ao 1 CEB.
A.03: J de posse das atividades a serem implementadas pelos formandos, estes iniciaro individualmente a elaborao do planeamento a ser utilizado para a implementao.
A.04: Os formandos implementaro o conjunto de atividades selecionadas por eles no Banco de Atividades, colocando em prtica o planeamento elaborado anteriormente. Estas implementaes sero acompanhadas pelo formador e dados sero coletados para discusses nos prximos encontros.
A.05: Os formandos elaboraro seus Relatrios Finais de forma autnoma, onde devero incluir os materiais produzidos nas sesses presenciais e no trabalho autnomo e as experincias e resultados das sesses autnomas, destacando de modo circunstanciado os momentos das implementaes.
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD deixou de ser contabilizada em crditos. contabilizada em nmero de horas.
 
Observações
  Esta Ao insere-se no Plano de Formao do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, numa parceria com a FPCEUC, em articulao com um projeto de investigao e ps-doutoramento desta instituio

PERODO DE INSCRIO: entre 16 e 27 de janeiro de 2017

PRIORIDADES DE SELEO: 1. Professores do 1. CEB do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, de acordo com lista de pr-inscrio; 2. Professores do 1. CEB de outros AE associados do Nova gora - CFAE

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 10
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  A avaliao quantitativa de cada formando expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de Setembro de 2007, com base nos seguintes parmetros e ponderao:

Participao geral nas sesses presenciais - 20%
Trabalho produzido durante a ao: Planificao e Contribuies em geral - 50%
Relatrio final - 30%

Os formandos tero que frequentar dois teros das horas presenciais para serem aprovados.
Aos formandos ser-lhes-o apresentados os descritores de nvel de desempenho dentro de cada parmetro e a respetiva valorao.
 
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