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» Ter. 25 de Abr. de 2017


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SEMINRIO Superviso Pedaggica e Acompanhamento da Prtica Letiva




Parceria dos CFAE Nova gora e Minerva com a Faculdade de Psicologia e Cincia de Educao e a Universidade Aberta.

Coordenao Geral: Carlos Barreira e Isolina Oliveira

CONSULTE O PROGRAMA no pdf e INSCREVA-SE na ACD59-1

Anfiteatro da FPCE da Universidade de Coimbra

22 de abril de 2017


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

APD13-1 - Perfil tico dos professores na sociedade do conhecimento

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 



 
Local de Realização
  Escola Secundria D. Duarte e Auditrio da FPCEUC
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  CALENDRIO PREVISTO:
4 Fevereiro (09h30 12h30) - Esc. Sec. D. Duarte
11 Fevereiro (09h00 13h00) - Esc. Sec. D. Duarte
18 Fevereiro (09h30 12h00) - Auditrio da FPCEUC
11 Maro (14h00 16h30) - Auditrio da FPCEUC
18 Maro (09h30 12h30) - Esc. Sec. D. Duarte
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: educadores de infncia e docentes do Ensino Bsico e Secundrio das escolas do Nova gora -CFAE
 
Objetivos
  O estudo Perfil tico dos professores na sociedade do conhecimento parte do princpio que o professor do terceiro milnio no pode atribuir o papel mais importante da sua ao transmisso de conhecimentos, funo facilmente assumida pelas novas tecnologias com grande capacidade de armazenamento de informao, nem pode desejar que as boas prticas da sua profisso advenham de uma obedincia cega, fria e acrtica legislao docente. Quer isto dizer que o professor, no deixando de reconhecer a importncia do conhecimento e da observncia lei, deve, acima de tudo, fazer brotar a sua ao de um conhecimento profundo, multifacetado e refletido das suas principais incumbncias enquanto profissional da educao, em particular as que se relacionam com a tica, entendida como uma rea que tem por objeto a experincia e o comportamento dos seres humanos, considerados sob o prisma do reto ou do no reto. O professor da sociedade do conhecimento, talvez como o de todas as outras eras, tem de saber, isto , considerar o conhecimento cientfico da matria, devendo tambm saber fazer, ou seja, saber como ensinar e promover de forma inovadora a construo do conhecimento, enfatizando, mais do que antes, o saber ser e estar com, dimenso tica relativamente qual talvez importe escutar o que os diversos parceiros da comunidade educativa tm a dizer, em especial os alunos, dado serem eles os que mais tempo passam com os professores.
Talvez o que importe, no meio de tudo isto, seja, tal como refere Pessoa (2007), efetuar travessias, que conduzam o professor pelas janelas de onde outros olhares veem, o que implica uma aposta inequvoca no campo da reflexo, da sujeio da sua ao a momentos de auto, htero e meta avaliao. Com efeito, o que o professor tem de fazer diferente, em comparao com os seus antepassados, talvez seja encetar uma caminhada que, rodeada por um denso mar de procedimentos burocrticos e programas a cumprir, abra lugar ao tempo em que se tem tempo para pensar a ao e para se (re)pensar ante o outro, que aqui se entende, sobretudo, como o aluno. O que se espera do professor parece ser, sobretudo, que ele guie o aluno (Marques, 1998) e o introduza em redes de conhecimento, atravs de uma sbia capacidade de escuta, (re)orientao e adequao ao contexto, o que necessariamente, exige capacidade reflexiva. Apropriar conhecimento e ensino transmissvel tm de abrir lugar para o conhecimento em rede, onde faz todo o sentido ligar e sistematizar conhecimentos, dar-lhes sentido, contextualiz-los e compreend-los.
Ensinar e aprender implica que tenhamos um espelho onde (nos) possamos observar para nos (re)compormos para o encontro com os filhos de uma sociedade que se situa num espao de estrutura reticular em que no se mora, viaja-se (Andr, 2009). nestas viagens com e atravs do(s) outro(s), que formamos a nossa identidade, caraterizada, como lembra Amin Maalouf (2009), por mltiplas pertenas e, diramos ns, por mltiplos valores, de comportamentos retos e no retos, uma tica pessoal e profissional.
O autoconhecimento to fundamental no processo educativo, como o o conhecimento dos alunos e da disciplina que se leciona, no entanto, este conhecimento de si prprio e do perfil que a sociedade do conhecimento exige ao professor no podem ter fundamento, nica e exclusivamente, nos inputs dados pelo prprio eu nem numa legislao no raras vezes desligada do contexto. Acreditamos que uma observncia do perfil tico do professor, proporcionada por formas de participao e expresso dos alunos e dos prprios professores, ser uma das formas capaz de apontar direes para a educao da sociedade do conhecimento.
neste contexto que pareceu fazer todo o sentido desenvolver o estudo a que nos propomos num CFAE com os alunos e professores das escolas que lhe esto agrupadas, atravs dos quais nos fosse possvel descobrir perspetivas sobre o perfil (tico) dos professores, que entendemos capazes de nos apontar direes para o caminho que necessitamos de percorrer enquanto professores desta nova era, de que so exemplo as que apresentmos j na Ao de Curta Durao Perfil tico do professor na sociedade do conhecimento, desenvolvida a 9 de janeiro de 2016 em colaborao com a FPCEUC e os CFAE Nova gora e Minerva, e no n. 5 da revista Nova gora. Ora, por entendermos que as consideraes emergentes deste trabalho podem contribuir para a (re)construo do(s) perfil(s) tico(s) do professor, rea sobre a qual os sujeitos em estudo manifestarem interesse em aprofundar e desenvolver, assim como para a dissoluo de muitos dos dilemas com que se defronta no seu dia a dia, que propomos esta Ao de Formao, em colaborao com o Centro de Formao e de Associao de Escolas (CFAE) Nova gora, que, importa sublinhar, foi o CFAE selecionado para o desenvolvimento do estudo que sustenta esta proposta.
O evento, com superviso e coordenao cientfica e pedaggica da Faculdade de Psicologia e Cincias de Educao da Universidade de Coimbra, procurar ser um momento de partilha, encontro de saberes e experincias potenciadores de trilhos de aprendizagem para professores no sculo XXI.

Na prossecuo do objetivo geral, conhecer e refletir criticamente o perfil tico dos professores na sociedade do conhecimento para a populao em estudo, definiu-se como relevante para o estudo os seguintes objetivos especficos:

(1) Caraterizar o conhecimento que os professores tm acerca dos seus direitos e deveres.
(2) Dar lugar a uma reflexo crtica e formativa sobre o perfil tico dos professores na sociedade do conhecimento.
(3) Promover a aquisio de competncias de observao e anlise reflexiva acerca dos casos problema identificados pelos sujeitos em estudo (alunos e professores das escolas agrupadas ao CFAE Nova gora) ao nvel da compreenso da origem, desenvolvimento e fatores de manuteno desses mesmos problemas;
(4) Promover a aquisio de competncias de interveno, quer ao nvel da preveno quer ao nvel da resoluo e gesto dos problemas identificados.
 
Conteúdos
  A Ao de Formao ser organizada em 7 componentes, distribudas por 5 sesses, com durao final de 15 horas:

Sesso 1 (04/02/2017)
Componente 1: Apresentao do programa do Curso (Perfil tico dos Professores do Sculo XXI), objetivos, metodologias, instrumentos e critrios de avaliao (1 HORA)
Componente 2: Incidentes crticos da profisso docente Comunicao breve subordinada ao tema da componente. Trabalho individual: recolha de incidentes crticos da profisso (2 HORAS)

Sesso 2 (11/02/2017)
Componente 3: Redao das narrativas (incidentes crticos com proposta de soluo/casos resolvidos), seguido de discusso em grande grupo (1,5 HORAS)
Componente 4:
Comunicao e debate (2,5 HORAS):
- (Comunicao parte I) Perfis ticos dos professores no sculo XXI a confrontao de olhares de professores e alunos: os direitos e os deveres dos professores na relao pedaggica, expressos na legislao portuguesa; tica e moral, o compromisso tico de ir alm da mera obedincia lei.
- (Comunicao parte II) Dos direitos e deveres dos professores na legislao portuguesa prtica reflexiva: apresentao de dados empricos recolhidos junto das escolas agrupadas ao CFAE Nova gora.
- Debate.
- Momento de avaliao: registo escrito no dirio de formao.

Sesso 3 (18/02/2017)
Componente 5: Aprender no sculo XXI parte I (2,5 HORAS)
Comunicao 1: As Novas Tecnologias ao servio da aprendizagem exemplo de atividades atravs de dispositivos tecnolgicos (45 min.).
Comunicao 2: O professor do futuro (Que professor ambicionamos ter? O que precisa de saber o professor? Erros a evitar na profisso docente) (45 min.).
- Debate subordinado s temticas das comunicaes 1 e 2 (30 min.).
- Momento de avaliao: registo escrito no dirio de formao sobre as concluses apuradas das comunicaes 1 e 2 (30 min.).

Sesso 4 (11/03/2017)
Componente 6: Aprender no sculo XXI parte II (2,5 HORAS)
Comunicao 1: O professor como arteso da escuta e do olhar (45 min.).
Comunicao 2: Aprender no sculo XXI (45 min.).
- Debate subordinado s temticas das comunicaes 1 e 2 (30 min.).
- Momento de avaliao: registo escrito no dirio de formao sobre as concluses apuradas das comunicaes 1 e 2 (30 min.).

Sesso 5 (18/03/2017)
Componente 7: Apresentao e debate da reflexo final subordinada ao tema ser professor aqui e agora, seguida da avaliao da Ao. (3 HORAS)
 
Metodologia
  Tipologia das sesses:
Os formadores, no incio da primeira sesso, apresentaro os objetivos, metodologias, instrumentos e critrios de avaliao, dando assim cumprimento componente 1 da formao.
As componentes 2 e 3 da formao, parte integrante da sesso 1 e da sesso 2, respetivamente, sero concretizadas em regime de trabalho individual, com apresentao em grupo, sob a superviso dos formadores ou outros especialistas convidados.
As componentes 4 (sesso 2), 5 (sesso 3) e 6 (sesso 4) da formao sero concretizadas atravs de comunicaes de cariz expositivo, seguidas de debate, da responsabilidade dos formadores ou de outros especialistas convidados. No final de cada uma destas componentes de formao ser feito um momento de avaliao, caraterizado pelo registo em dirio de formao.
A sesso final de Avaliao, componente 7 da formao (sesso 5), realizar-se-, em data posterior s sesses anteriores, para a apresentao e debate de concluses registadas em dirio, bem como para a avaliao da Ao.

Programa:
4 Fevereiro (09h30 12h30)
09h30 Sesso de abertura e apresentao do Curso
10h30 Incidentes crticos da profisso docente - Comunicao breve subordinada ao tema da componente. Trabalho individual: recolha de incidentes crticos da profisso Coordenao a cargo de Snia Rodrigues, doutoranda da FPCEUC, e de Teresa Pessoa (professora associada da FPCEUC)

11 Fevereiro (09h00 13h00)
09h00 Redao das narrativas (incidentes crticos com proposta de soluo/casos resolvidos), seguido de discusso em grande grupo.
10h30 Comunicao e debate: Dos direitos e deveres dos professores na legislao portuguesa prtica reflexiva/Perfis ticos dos professores no sculo XXI a confrontao de olhares de professores e alunos Snia Rodrigues (FPCEUC)

18 Fevereiro (09h30 12h00)
Temtica geral do encontro: Aprender no sculo XXI (parte I)
09h30 Comunicao 1: As Novas Tecnologias ao servio da aprendizagem
10h15 Comunicao 2: O professor do futuro (Que professor ambicionamos ter? O que precisa de saber o professor? Erros a evitar na profisso docente)
11h00 Debate, seguido de registo escrito no dirio de formao sobre as concluses apuradas das comunicaes 1 e 2

11 Maro (14h00 16h30)
Temtica geral do encontro: Aprender no sculo XXI (parte II)
09h30 Comunicao 1: O professor como arteso da escuta e do olhar
10h15 Comunicao 2: Aprender no sculo XXI.
11h00 Debate, seguido de registo escrito no dirio de formao sobre as concluses apuradas das comunicaes 1 e 2

18 Maro (09h30 12h30)
10h00 Apresentao e debate da reflexo final subordinada ao tema ser professor aqui e agora, seguida da avaliao da Ao Coordenao a cargo de Snia Rodrigues e Teresa Pessoa.
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD deixou de ser contabilizada em crditos. contabilizada em nmero de horas.
 
Observações
  Esta Ao uma parceria com a FPCEUC, em articulao com um projeto de investigao e ps-doutoramento desta instituio.

PERODO DE INSCRIO: entre 16 e 27 de janeiro de 2017

PRIORIDADES DE SELEO: 1. Docentes dos agrupamentos de escolas associados do Nova gora - CFAE; 2. Outros docentes.

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 20
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Avaliao quantitativa dos formandos, expressa numa escala de 1 a 10 valores, nos termos da Carta Circular CCPFC - 3/2007, de Setembro de 2007, com base nos seguintes parmetros e ponderao:

- Participao geral nas sesses 25 %
Frequncia, qualidade e oportunidade da participao oral nas atividades e no enriquecimento do processo formativo.

- Trabalhos escritos individuais nas sesses 75 %
Relato de incidentes crticos 10 %
Produo individual de, pelo menos duas, narrativas/casos resolvidos 25 %
Realizao de dirio de formao ao longo das sesses (componente 4 a 6) 20%
Reflexo final subordinada ao tema ser professor aqui e agora 20%
 
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