Área Pública
» Qui. 21 de Set. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

XI Frum da Educao - Plano Educativo Estratgico Municipal, um caminho para o sucesso escolar




DESTINATRIOS: docentes a lecionar nas escolas de Penela

Os docentes interessados em inscrever-se na AO DE CURTA DURAO deve preencher o formulrio on line AQUI

Auditrio Municipal de Penela

8 de setembro de 2017, 9h30-13h30


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 



Revista NOVA GORA n 5




PODE LER A EDIO DIGITAL AQUI

Inclui Dossier Temtico: Os perfis dos alunos hoje: a escola, a famlia e o contexto social

CONSULTE O NDICE em pdf


 


REGULAMENTO INTERNO DO NOVA GORA - CFAE






Consulte a SECO III Procedimentos



 

 
APD16-1 - Ensino do Xadrez na escola: Como abordar a modalidade em ambiente escolar

Nº ACREDITAÇÃO: 90060/17

Formadores
 



 
Local de Realização
  Escola Secundria D. Duarte
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  24mar - 18:00-21:00 - 3h
25mar - 10:00-12:30 e 14:00-19:00 - 7h30
29mar - 18:00-20:30 - 2h30
31mar - 18:00-21:30 - 3h30
21abr - 18:30-21:00 -2h30
22abr - 9:30-13:00 - 3h30
24abr - 18:30-21:00 - 2h30
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: Professores do 1 ciclo, 2 ciclo, 3 ciclo e Secundrio
 
Objetivos
  A DGE - Diviso do Desporto Escolar em parceria com a Federao Portuguesa de Xadrez e o CFAE Nova gora proporciona formao especfica para o ensino do Xadrez, que permita promover o sucesso da interveno junto dos alunos, elevando o nvel de desempenho da prtica desportiva no desporto escolar.
Esta formao especfica visa consciencializar os professores sobre a importncia do projeto do Desporto Escolar no desenvolvimento pessoal e desportivo dos jovens e a sua relao entre o desenvolvimento das capacidades motoras da aptido fsica com as aquisies/prestao na rea/modalidade do Xadrez.


OBJETIVOS GERAIS
Desenvolver nos docentes conhecimentos e competncias aprofundados nesta rea.
Criao de clubes de xadrez nos Agrupamentos de Escolas/Escolas (Desporto Escolar).
Participao mais ativa do xadrez nas provas escolares
OBJETIVOS ESPECfFICOS
Identificar as diferentes fases na evoluo da histria do Xadrez
Associar tcnicas de jogo com perodos histricos
Perceber as caracteristicas de grandes mestres do xadrez ao longo dos anos.
Transmitir corretamente as regras do Xadrez
Descrever as principais regras de competio no xadrez
Perceber a diferenas entre os ritmos de jogos existentes
Executar corretamente as diferentes tcnicas de Xeque-Mate
Identificar os conceitos tcnicos associados s peas no jogo de xadrez
Perceber conceitos importantes defensivos para a manuteno no jogo
Conhecer as tcnicas e a especificidade dos conceitos bsicos dos finais bsicos de partida
Tornar contacto com diferentes tipos de finais
Estabelecer a lgica matemtica com os finais dos jogos
Identificar os diferentes tipos de Aberturas
Interpretar as noes bsicas de desenvolvimento das peas nas aberturas
Descrever os diferentes temas estratgicos no xadrez
Identificar as diferentes estruturas e respetivos tipos de centros
Perceber o melhor seguimento do jogo com base no centro que tem e no centro do adversrio
Conhecer a metodologia de ensino a adotar na modalidade
Adequar o conhecimento/idade de forma a formar turmas o mais homogneas possveis
Preparar a melhor relao do seu pblico-alvo e do seu perfil com os diferentes tipos de
Metodologias
Instigar para a preparao duma ligao investigao no Xadrez e sua caracterizao no
pblico-alvo
Dominar a orientao desportiva dos jovens atletas
Contribuir para o seu desenvolvimento de auto-estima e auto-confiana
Adaptao do ensino do xadrez com a realidade e ambiente escolar dos alunos
Conhecer as vrias formas de dinamizao e animao num clube
Analisar possveis solues para a realidade local de cada formando
Adaptar as tcnicas para a realidade envolvente e at relacionar sinergias entre vrias
Conhecer os vrios sistemas e formas de organizao de torneios
Apresentar as condutas e as normas da luta contra dopagem e motivar para o seu total
cumprimento
Tomar contacto com as diferentes metodologias e quadros de competio para Pessoas com
Deficincia e a sua adaptao em situao de jogo com Pessoas sem Deficincia
Apresentar e conhecer o desporto escolar e federado, as competies, os clubes, os
procedimentos regulamentares e organizacionais.
 
Conteúdos
  1 :00 Histria do xadrez
1:30 Regras do jogo de competio
3:00 Tcnicas de xeque-Mate
2:00 Finais essenciais
1:30 Psicologia do Desporto
2:00 Pedagogia do Desporto
1 :00 Aberturas
2:30 Meio-Jogo
4:00 Metodologia do Ensino
2:00 Tcnicas de Treino no Clube
1:30 Organizao de Torneios
1:00 Luta contra a Dopagem
1:00 Desporto para Pessoas com Deficincia
1 :00 Participao no Desporto de Competio: Desporto Escolar e Federado
 
Metodologia
  No total so 25 horas, havendo componente terica e prtica. A componente especificamente terica ter
um total de 8 horas e a prtica de 17 horas.
As aulas sero ministradas sempre em locais como sala de aula ou auditrio, com recursos a projeto
de vdeo e tambm tabuleiros de xadrez por participante. Ser igualmente utlizado tabuleiros murais
para exemplificar jogadas e mostrar os contedos lecionados.
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD deixou de ser contabilizada em crditos. contabilizada em nmero de horas.
 
Observações
  Em parceria com o Desporto Escolar e a Federao Portuguesa de Xadrez.

PERODO DE INSCRIO: at 16 de maro de 2017 (prolongado at 20 de maro de 2017)

PRIORIDADES DE SELEO*:
1. - Docentes do Desporto Escolar (Grupo/Equipa de Xadrez);
2. - Docentes do Desporto Escolar (independentemente da modalidade);
3. - Docentes de Educao Fsica ;
4. - Docentes do 1 ciclo, 2 ciclo, 3 ciclo e Secundrio.
* Em igualdade de circunstncias tero prioridade os professores de uma entidade associada Nova gora - CFAE.

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 20
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  1. Avaliao contnua: Participao, Empenho e Execuo
2. Avaliao final: Teste/Ficha individual acerca de todas as matrias ministradas na ao.

Os formandos sero avaliados utilizando a tabela de 1 a 10 valores, conforme indicado na Carta
Circular CCPFC- 3/2007- setembro de 2007, utilizando os parmetros de avaliao estabelecidos
pela DGE e respeitando todos os dispositivos legais da avaliao contnua.
 
Avançar