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» Seg. 18 de Dez. de 2017


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FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

Curso de Formao - PERCURSO(S) NAS CINCIAS DA EDUCAO: 1. CICLO DE CONFERNCIAS




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Palcio Sacadura Botte - Coimbra

Incio a 18 de novembro de 2017


 


AO DE CURTA DURAO - A aprendizagem das clulas: biologia reprodutiva e clulas estaminais




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI at s 12h00 do dia 16 Nov. 2017

Centro de Neurocincias e Biologia Celular, Universidade de Coimbra

20 e 22 de Novembro, das 18h s 20h


 


Ao de curta durao - MANUEL ANTNIO PINA Pensar de Pernas para o Ar




Todas as informaes disponveis AQUI

Inscreva-se AQUI

Coimbra

11 e 18 de novembro de 2017


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
APD20-1 - Percurso(s) nas Cincias da Educao: Utopia, democracia, educao e formao

Nº ACREDITAÇÃO: ACC-93116/17

Formadores
 
Maria da Graa Amaro Bidarra
Ana Maria Seixas
(ver o PROGRAMA completo)
 
Local de Realização
  Palcio Sacadura Botte - Coimbra (ver aqui https://www.google.pt/maps/place/Museu+Nacional+da+Ci%C3%
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  18 de Novembro (Sbado), das 10h30 s 12h30
29 de Novembro (Quarta-feira), das 18h00 s 20h00
13 de Dezembro (Quarta-feira), das 18h00 s 20h00
10 de Janeiro (Quarta-feira), das 18h00 s 20h00
27 de Janeiro (Sbado), das 10h30 s 12h30
10 de Fevereiro (Sbado), das 10h30 s 12h30
24 de Fevereiro (Sbado), das 10h30 s 12h30
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: professores dos Grupos 400 (Histria), 410 (Filosofia), 420 (Geografia) e Economia (430) dos Ensinos Bsico (3 Ciclo) e Secundrio
 
Objetivos
  Um dos principais propsitos da formao em Cincias da Educao reflectir sobre a actualidade educativa e formativa.
Assim, o sentido deste ciclo de conferncias renovar o debate em torno de alguns fundamentos da educao e da formao situados no campo das humanidades, sobretudo, nas reas da filosofia, da histria e da poltica.
O conjunto de conferncias que integram o ciclo encontra justificao no facto de as reformas educativas e formativas que tm sido realizadas um pouco por toda a Europa tenderem a secundarizar essas reas.
Entendendo que elas no podem deixar de se considerar estruturantes na formao dos professores, em cada conferncia apresentar-se-o conhecimentos susceptveis de actualizarem questes que se tm por fulcrais num alargamento de horizontes que vo alm daquilo que essas reformas prevem.
Espera-se que os conhecimentos apurados possam orientar algumas das decises relativas ao ensino e aprendizagem, bem como formao de professores, no exerccio da sua autonomia, que se defende como valor profissional e indicador de profissionalismo.
Na perspetiva do Centro de Formao, as razes anteriormente apresentadas apontam no mesmo sentido das linhas prioritrias de atuao e objetivos a atingir previstos no seu Plano de Formao para o trinio 2016-2019, designadamente: fomentar o conhecimento das linhas estruturantes das polticas educativas e fomentar a discusso dos princpios em que assentam; contribuir para a melhoria da qualidade do ensino com repercusses na aprendizagem; contribuir ainda para a valorizao profissional do corpo docente, aprofundando a qualificao e, sobretudo, a reflexo, sempre numa perspetiva de responsabilidade e autonomia, bem como a sua atualizao e aperfeioamento nos domnios cientfico, pedaggico e didtico.

- Adquirir, actualizar, aprofundar conhecimentos nas reas da filosofia, histria e poltica da educao, nomeadamente, a partir de obras marcantes, de trabalhos de investigao, bem como da perspectiva de especialistas;

- Reflectir sobre questes concretas presentes na actualidade educativa e formativa, desen-cadeadas pela anlise dos mencionados conhecimentos;

- Retirar implicaes dessa reflexo para as prticas de ensino e de formao concernentes realidade dos formandos, sempre com vista abordagem que podem fazer da aprendizagem.
 
Conteúdos
  18 de Novembro (Sbado), das 10h30 s 12h30
Quinhentos anos de Utopia de Thomas More - Sobre o lugar dos no-lugares: das utopias do Renascimento ao utpico na atualidade
Moderador: Joo Paulo Janicas (CFAE Nova gora)
Convidado: Joo Maria Andr (FL - Universidade de Coimbra)

29 de Novembro (Quarta-feira), das 18h00 s 20h00
Revisitando a obra Educao e democracia de J. Dewey
Moderador: Csar Rodrigues (Ceis20)
Convidados: Antnio Gomes Ferreira (FPCE - Universidade de Coimbra)
Lusa Branco (Universidade da Beira Interior)

13 de Dezembro (Quarta-feira), das 18h00 s 20h00
Sociedade do conhecimento e desafios educativos
Moderador: Armanda Matos (FPCE - Universidade de Coimbra)
Convidada: Maria das Dores Formosinho (Universidade Portucalense)

10 de Janeiro (Quarta-feira), das 18h00 s 20h00
A filosofia como base da educao e da formao
Moderador: Maria Isabel Festas (FPCE - Universidade de Coimbra)
Convidados: Joo Boavida (FPCE - Universidade de Coimbra)
Maria Helena Damio (FPCE - Universidade de Coimbra)

27 de Janeiro (Sbado), das 10h30 s 12h30
Cultura axiolgica contempornea: Contributos para uma antropeugogia
Moderador: Dulce Marques da Silva (FPCE - Universidade de Coimbra)
Convidado: Carlos F. Maia (Universidade de Trs-os-Montes e Alto Douro)

10 de Fevereiro (Sbado), das 10h30 s 12h30
O humano e a cincia: Encontros e desencontros
Moderador: Jos Marques (CFAE Minerva)
Convidados: Carlos Fiolhais (FCT- Universidade de Coimbra)
Lus Umbelino (FL - Universidade de Coimbra)

24 de Fevereiro (Sbado), das 10h30 s 12h30
Polticas e prticas em educao e formao
Moderador: Maria da Graa Bidarra (FPCE - Universidade de Coimbra)
Convidados: Ana Maria Seixas (FPCE - Universidade de Coimbra)
Carlos Barreira (FPCE - Universidade de Coimbra)
 
Metodologia
  O ciclo de conferncias, num total de 14 horas, desenrolar-se- com uma periodicidade quinzenal, tendo cada uma a durao de duas horas.

O formato de cada conferncia ser o seguinte:
- apresentao do(s) especialista(s) e da conferncia com enquadramento no tema mais geral (15 minutos);
- explorao do tema especfico da conferncia pelo(s) especialista(s) convidado(s) (60 minutos);
- debate orientado (30 minutos);
- sntese (15 minutos).

O nmero de participantes ser limitado a 30, de modo a poder existir troca de impresses com os especialistas convidados.
Para cada conferncia disponibilizar-se- aos participantes, com a devida antecedncia, um guio de apoio com a informao essencial, bem como a documentao necessria.
 
Creditação
  * A formao acreditada pelo CCPFC para os efeitos previstos no ECD contabilizada em nmero de horas. No caso desta Ao, contabiliza 14 horas.
 
Observações
  A Ao uma parceria dos CFAE Nova gora e Minerva, com a Faculdade de Psicologia e de Cincias da Educao da UC e o CEIS20

PERODO DE INSCRIO: de 20 de outubro a 8 de novembro de 2017
PRIORIDADES DE SELEO: 1. Docentes dos CFAE Nova gora e do CFAE Minerva, por ordem de inscrio; 2. Outros docentes, por ordem de inscrio.

OUTRAS OBSERVAES:
1 - N. mximo de formandos a selecionar: 15
2 - S sero consideradas vlidas as inscries no mbito das prioridades de seleo definidas (consultar PRIORIDADES DE SELEO)
3 - A inscrio on line uma pr-inscrio a qual s validada com a confirmao dos dados nos servios administrativos da escola do docente/no docente e com a aceitao da ficha de inscrio pelo CFAE.
4 - Deve verificar a sua seleo, no prazo indicado, na pgina do CFAE. Os inscritos no selecionados no sero contactados.
5 - Em caso de nmero insuficiente de inscries, o CFAE reserva-se o direito de cancelar a formao;
6 - A calendarizao pode vir a sofrer alteraes;
7 - A inscrio na formao pressupe a aceitao de que, para efeitos dos procedimentos relacionados com a formao, ser prioritariamente notificado(a) atravs de correio eletrnico.
 
Avaliação
  Os formandos sero avaliados nos termos do Despacho n. 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, numa escala de classificao de 1 a 10 valores, atravs de uma avaliao contnua com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderao:

- trabalho escrito individual que consistir num comentrio estruturado a uma das conferncias ou a um tpico abordado numa ou em vrias conferncias.

Ser preparado um documento com instrues especficas e descritores de avaliao e ponderao dos critrios de classificao a consensualizar com os formandos.

Considera-se desistente o formando que no cumpra o regime de assiduidade obrigatria (2/3 do nmero de horas de
durao da ao).
 
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