Área Pública
» Qua. 18 de Out. de 2017


Página Inicial


Comissão Pedagógica
Escolas Associadas e Entidades Parceiras
Estutura do Centro
Formulários
Inquéritos
Publicações e Recursos
Legislação
Centros de Formação
Contactos do Nova Ágora

Atividades

FAQ do Nova Ágora

Ação de Formação
 

PERCURSO(S) NAS CINCIAS DA EDUCAO: 1. CICLO DE CONFERNCIAS




Todas as informaes disponveis AQUI

Palcio Sacadura Botte - Coimbra

Incio a 18 de novembro


 


O novo regime de proteo de dados pessoais luz do Regulamento da UE: impacto nas Escolas




Inscreva-se AQUI

Todas as informaes disponveis AQUI

Iscac - Coimbra

28 de outubro de 2017


 


ENCONTRO REGIONAL DO PROJETO FNIX - Ao de curta durao




Inscreva-se AQUI

Veja os formadores e o programa completo no pdf em baixo

Coimbra

14 de outubro de 2017


 


PLANO DE FORMAO DO NOVA GORA - CFAE 2016-2019






Consulte o pdf



 

 
CH03-1 - O trabalho colaborativo na sala de aula e na escola

Nº ACREDITAÇÃO:

Formadores
 
Madalena Relvo


 
Local de Realização
  Coimbra
 
N.º de Horas

   Presenciais:
 Não Presenciais:
 
Calendarização
  novembro: 11 e 18 (sbados) - das 9h s 13h; novembro 13 (2 f.) e 29 (4f) das 18h s 21h30
 
Modalidade
  Curso de Formao
 
Destinatários/Público Alvo
  PESSOAL DOCENTE: todos os docentes do ensino bsico e do ensino secundrio
 
Objetivos
  Considerando que as dinmicas educativas, nomeadamente em contexto de sala de aula, necessitam de se compaginar com as dinmicas atuais de organizao e vivncia das comunidades humanas do sculo XXI;
Considerando que a formao contnua de docentes um processo dinmico de aquisio e aperfeioamento profissional (de conhecimentos tcnicos e cientficos);
Considerando que, no presente, alunos e professores so detentores de saberes e, por isso, atravs da partilha e da reflexo conjunta, podem contribuir ativamente para os seus processos de aprendizagem;
Considerando que a investigao em Educao tem comprovado que a aprendizagem entre pares se revela particularmente eficaz;
visa a presente ao dotar os docentes de conhecimento sobre teorias e prticas de trabalho colaborativo, quer ao nvel das estratgias pedaggicas e didticas a utilizar com os alunas em sala de aula, quer no que respeita a processos de formao contnua de professores, quer ainda no que concerne a gesto colaborativa do processo de ensino-aprendizagem no seio do grupo de lecionao, em contexto escolar.

Tal fundamentao faz focalizar a ao em torno dos seguintes aspetos:
- contexto de sala de aula: desenvolvimento curricular centrado em estratgias colaborativas / integrao curricular das TIC / recursos / elaborao de recursos educativos digitais;
- formao contnua de professores: e-formao (stios, dinmicas, papis) / partilha e quebra do mito da solido produtiva docente / recursos / investigao-ao (professor-investigador) / avaliao
- gesto do processo ensino-aprendizagem em grupo de lecionao: gesto de horrios docentes / aula aberta / amigo crtico / partilha (planos, materiais, recursos).
Espera-se que estas abordagens possam produzir mudana, seja ao nvel de uma nova conceo do ato de aprender, seja de um novo entender do ato de ensinar.
Esta Curso pretende responder s necessidades identificadas nos planos estratgicos elaborados pelas escolas associadas do CFAE, no mbito do programa de Promoo do Sucesso Escolar. Assim, vrias medidas propostas referem a necessidade de aprofundar e operacionalizar o trabalho colaborativo entre docentes, consoante as diferentes reas de interveno (processo de ensino aprendizagem, coordenao pedaggica, direo de turma e formao) como estratgia privilegiada para minorar alguns dos problemas identificados.

Objectivos a atingir
- Permitir aos professores/formandos construir de forma colaborativa materiais e recursos educativos de acordo com os contedos programticos, os interesses e as especificidades dos alunos e o projeto educativo da escola;
- Despoletar a mudana das prticas dos professores na sala de aula, promovendo um ensino centrado no aluno enquanto agente construtor do seu processo de aprendizagem;
- Alterar as estratgias educativas, ao nvel das estratgias didticas e de avaliao no espao da sala de aula.
- Contribuir para a criao de um projeto pessoal de aperfeioamento profissional que v ao encontro das reais necessidades do professor e da escola onde leciona;
- Criar perspetivas de trabalho entre professores que lecionam um determinado nvel de uma disciplina, num crculo colaborativo prximo de uma Comunidade de Prtica.
- Melhorar as competncias dos professores na utilizao das ferramentas TIC, de forma a criar novos ambientes de aprendizagem colaborativa, partilhada e inovadora e potenciadores da construo do conhecimento;
- Operacionalizar o trabalho colaborativo entre docentes como estratgia privilegiada para minorar alguns dos problemas identificados nos planos estratgicos elaborados pelas escolas associadas do CFAE, no mbito do programa de Promoo
do Sucesso Escolar.
 
Conteúdos
  1. Colaborativismo e inteligncia operacional (4 horas)
1.1. Vygotsky e a zona de desenvolvimento proximal
1.2. Colaborar vs. cooperar
1.3. Colaborativismo e pensamento crtico

2. Trabalhar colaborativamente na sala de aula (6 horas)
2.1. Trabalho de Projeto
2.2. Ambiente Pessoal de Aprendizagem
2.3. Avaliao Contnua (processo e produto)
2.4. Integrao curricular das TIC
2.5. Recursos

3. Trabalhar colaborativamente na Formao Contnua (2,5 horas)
3.1. e-Formao
3.2. Investigao-ao
3.3. Recursos

4. Trabalhar colaborativamente na sala de professores (2,5 horas)
4.1. Gesto escolar
4.2. Planificao
4.3. Superviso
 
Metodologia
  Reflexo sobre a importncia do trabalho colaborativo
- na sala de aula
- na formao contnua
- no grupo de nvel de lecionao
Discusso de textos de suporte terico
Trabalhos prticos colaborativos conceo e discusso de propostas de atividades a implementar:
- na sala de aula (ex: metodologia de projeto; chat e videoconferncia; redes sociais; blogues; ajuda e tutoria online; georreferenciao; eJornal e eMagazine; wiki; flipped class (aula invertida))
- na formao contnua (ex: investigao-ao; comunidades de prtica; ambientes pessoais de aprendizagem; plataformas de aprendizagem; MOOCs)
- no grupo de nvel de lecionao (ex. GoogleDocs; fruns de discusso; redes sociais, blogues)
 
Creditação
 
 
Observações
 
 
Avaliação
  Os formandos sero avaliados nos termos do Despacho n. 4595/2015, de 6 de maio, e da Carta Circular CCPFC 3/2007, atravs de uma avaliao contnua com base nos indicadores abaixo apresentados e respetiva ponderao:
Participao nas sesses presenciais;
Relatrio crtico (4 a 6 pginas, Times New Roman, tam.12, espao 1,5) complementado com anexos representativos.
Ser preparado um documento com descritores de avaliao e ponderao dos critrios de classificao a consensualizar com os formandos.
Considera-se desistente o formando que no cumpra o regime de assiduidade obrigatria (2/3 do n de horas de durao da ao).
 
Avançar